Caso Marielle e Anderson: 6 anos de luta por justiça

6 anos sem justiça para Marielle e Anderson e até hoje ninguém foi condenado por esse crime político que marcou a história da democracia brasileira e da política mundial. 6 anos que refletem a impunidade estrutural em casos de crimes cometidos por agentes ou ex-agentes do Estado contra a vida de pessoas como Marielle e Anderson Gomes.

A justiça que queremos começa com a responsabilização dos executores e dos mandantes deste crime político que tirou as vidas da Marielle e do Anderson e vai além. Buscamos uma justiça ampla, com medidas de responsabilização, reparação aos familiares e medidas de não repetição.

Nossa luta por justiça pode ser resumida da seguinte forma:

- Direito à informação e à verdade
- Responsabilização dos executores e dos mandantes
- Reparação pelos danos causados às famílias e demais vítimas do crime
- Reparação a todas as mulheres negras e pessoas LGBTQIA+ faveladas e periféricas com garantia de não-repetição
- Direito à memória

Justiça atrasada é justiça negada. Não queremos mais demora: os acusados estão presos preventivamente há cinco anos e precisam ser levados a julgamento. Exigimos a realização imediata do júri e a responsabilização dos executores do assassinato de Marielle e Anderson. Este é um passo que aguardamos há tempo demais, e não estamos sozinhas nessa espera.

Para entender tudo que aconteceu desde aquele dia 14 na investigação do caso e na luta por justiça travada pelas famílias das vítimas, faça o download do dossiê "Caso Marielle e Anderson: 6 anos de luta por justiça".

Ajude-nos a cobrar respostas.

Se inscreva na nossa rede de ação.

pessoas já assinaram pedindo justiça